quinta-feira, 17 de maio de 2012

Usando a imaginação.

Tema: Usando a imaginação.

Objetivo: Despertar nos discentes a criatividade;
Desenvolver a coordenação motora;
Incentivar o uso da imaginação.

Conteúdo: Criação de um novo animal.

Recurso: Uso do computador.

Desenvolvimento: 1º momento conversar informal sobre alguns animais a mistura de gato+cachorro, coelho+pássaro... 2°momento: Os alunos usando o programa de pintura Kolour paint terão que fazer a criação de novos animais e dar o nome de qual a mistura que fizerão para criar o desenho.

Tempo de duração: 10 aulas (09/04 a 20/04)

Público alvo: alunos do 4°ao 9°ano.

Avaliação: De acordo com o comportamento dos discentes.

Anexos






Quem sou eu.

Tema: Quem sou eu.

Objetivo: Estimular o raciocínio e a percepção visual;
Desenvolver a imaginação e a criatividade;
Identificar sua preferência em relação a tudo que o cerca e a sua realidade.

Conteúdo: Os alunos.

Recurso: Uso do computador.

Desenvolvimento: 1º momento conversa informal referente ao que gosta de fazer quando esta  em casa, a brincadeira que aprecia mais e na escola o que gosta mais de fazer; 2º momento: 4º ao 7º ano – A  facilitadora vai passar as perguntas no quadro para que os discentes possam digitá-las no programa BrOffice para poder responder, na ultima pergunta os alunos terão que fazer sua própria caricatura no programa de pintura kolour paint após copiar do paint e colar no BrOfficce; 3º momento: 8º e 9º ano – Através do programa editor de apresentação os alunos deverão digitar as perguntas que a facilitadora vai passar no quadro, terão que responder e após fazer as animações que o programa oferece.   

Tempo de duração: 26/03 a 06/04

Publico alvo: Alunos do 2º ao 5º ano.

Avaliação: A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento da atividade, observando a participação de cada aluno em sua produção.


As perguntas são:

a-    Nome completo ____________
b-    Idade ______________
c-    Série ____________
d-    Passatempo predileto _______________
e-    Alimentação que gosta mais _______________
f-     Time que torce ___________________
g-    Tipo de música ___________________
h-   O que vai ser no futuro _________________
i-     Melhor amigo (a) _______________
j-      Minha personalidade ____________
k-    Meu passeio preferido _______________
l-     O que mais odeio _________________
m-  Se eu pudesse escolher meu nome ele seria _________________
n-   S eu tivesse condições para melhorar o mundo eu faria _____________
o-    Vejo-me assim (desenho do aluno caricatura).

Anexos



















































Início do outono

Tema: Início do outono

Objetivo: Saber reconhecer a estação do outono;
Identificar as diferenças das estações;
Trabalhar a coordenação motora, percepção visual e a concentração.

Conteúdo: Outono.

Recurso: Computador;
Desenho retirado da internet.

Desenvolvimento: 1º momento: Conversa informal referente a que estação que estamos, qual vai começar, as diferenças entre elas e quais são as outras estações; 2º momento: A facilitadora retirou da internet dois desenhos relacionado ao tema e colou no programa de pintura kolour paint para que os alunos possam colorir do jeito que desejar.

Tempo de duração: 1 aula (19/03)

Publico alvo: Alunos do 1º ao 3º ano.

Avaliação: De acordo com as atividades executadas.


Anexos



Brincando com as letras

Tema: Brincando com as letras.

Objetivo: Incentivar a aprocriação de escrita;

Colocar a criança em contato em contato com os livros de rimas e poemas e convidá-la a produzir suas próprias rimas ainda que a forma não convencional.

Trabalhar a criatividade raciocínio, percepção e a criação de texto.

Conteúdo: Dia da poesia.

Recurso: Computador;
A visualização de alguns poemas (retirado da internet)

Desenvolvimento: Conversa informal se já escreveram algum poema ou versos se sabe escrever já viu algum, de quem; 2º momento: 4º ao 6º ano – Após a explicação da facilitadora os discentes terão que criar versos no programa BrOffice; 3º momento: 7º ao 9º ano – Os alunos vão ter que fazer um poema no mesmo programa a partir do tema que desejar.

 Tempo de duração: 5 aulas (19/03 a 23/03)

Público Alvo: Alunos do 5°ano.

Avaliação: Após os alunos concluir todo o exercício e seu desempenho durante a aula planejada.

Anexos









Há se eu pudesse voltar ao passado.

Tema: Há se eu pudesse voltar ao passado.

Objetivo: Fazer com que os discentes pensem no que fizeram de bom nas férias;
Incentivar aos alunos a pensar em coisas boas e prazerosas para eles;
Promover uma aula prazerosa e cheia de lembranças boas.

Conteúdo: Lembranças das férias.

Recurso: Computador.

Desenvolvimento: 1º momento: Conversa informal referente às férias dos alunos, como foi se passearam, onde e o que gostou maios...; 2º momento: 4º ao 9º ano – A facilitadora deixou que os discentes escolhessem entre ilustrar no kolour paint ou digitar no BrOffice como foi suas férias. 

Tempo de duração: 5 aulas (12/03 a 16/03)

Publico alvo: Alunos do 4º ao 9º ano.

Avaliação: Vai ser os válidos por meio de conversa informal do interesse dos educando pelos planejamentos executados.

Anexos













 

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Projeto das turmas do 1º ao 3º ano

Tema: Meus primeiros passos na informática.

Justificativa: Em um mundo cada vez mais informatizado a necessidade de levar os pequenos a dar os primeiros passos rumo à modernização se torna cada vez mais necessário, porem há uma necessidade de adaptar o aprendizado a cada faixa etária. Por esta razão o projeto visa à informática para os pequeninos do 1º e 3º ano.

Objetivo Geral: A informática educativa terá como objetivo a alfabetização tecnológica da pré-escola, através do manuseio da máquina, e do aprendizado de suas possibilidades de acordo com o desenvolvimento intelectual e motor da criança.

Objetivo Específico:
ü  Desenvolver a atenção, a percepção e a motricidade, requisitos importantes para o seu desenvolvimento intelectual, e a coordenação motora, para que o aluno possa adquirir controle manual no uso do equipamento;
ü  Identificar os programas que serão oferecidos;
ü  Conhecer as datas comemoradas no calendário escolar.

 Contudo:
·         14/03 – Dia nacional da poesia;
·         15/03 – Dia da escola;
·         20/03 – Início de outono;
·         22/03 – Dia mundial da água;
·         07/04 – Dia mundial da saúde;
·         18/04 – Dia nacional do livro infantil;
·         19/04 – Dia do índio;
·         Data móvel – Pascoa;
·         28/04 – Dia da educação;
·         01/05 – Dia mundial do trabalho;
·         07/05 – Dia do silêncio;
·         Segundo domingo de maio dia das mães;
·         13/05 – Abolição da escravatura;
·         16/05 – Dia do gari;
·         30/05 – Dia das bandeiras;
·         05/06 – Dia mundial do meio ambiente;
·         21/06 – Início do inverno;
·         20/07 – Dia do amigo e internacional da amizade;
·         26/07 – Dia da avó;
·         03/08 – Dia do capoeirista;
·         11/08 – Dia do estudante;
·         12/08 – Dia nacional da artes;
·         Segundo domingo de agosto dia dos pais;
·         15/08 – Dia da informática;
·         22/08 – Dia do folclore;
·         25/08 – Dia do soldado;
·         01/09 – Dia do profissional de educação física;
·         07/09 – Independência do Brasil;
·         19/09 – Dia do teatro;
·         21/09 – Dia da árvore;
·         23/09 – Início da primavera;
·         05/10 – Dia mundial dos animais;
·         12/10 – Dia da criança;
·         15/10 – Dia do professor;
·         31/10 – Dia das bruxas – Halloween;
·         15/11 – Proclamação da republica;
·         19/11 – Dia da bandeira;
·         21/11 – Dia nacional da consciência negra;
·         22/11 – Dia do músico;
·         02/12 – Dia nacional do samba;
·         22/12 – Início do verão;
·         25/12 – Natal. 

 Recurso: Uso das ferramentas oferecidas pelo computador e impressora.

Desenvolvimento: Serão trabalhadas com os alunos ao longo do ano letivo as datas comemorativas que estão no calendário escolar. A facilitadora Dara uma breve explicação referente à data comemorativa em questão, os discentes farão a pintura no programa kolour paint das gravuras que será retiradas da internet e oferecidas pela facilitadora.

Tempo de duração: Durante todo o ano letivo.

Publico alvo: Alunos do 1º e 3º ano.

Avaliação: Observando a evolução dos alunos durante todo o ano letivo o zelo, cuidado, higiene com os computadores, respeito mutuo, comportamento e o desempenho dos educados nas tarefas executadas.

Projeto do Laboratório de Informática Educativa

Tema: Brincando e aprendendo.

Justificativa: Considerando a necessidade de desenvolver uma postura intelectual e o papel fundamental de escola nesse processo, apresentamos uma proposta para efetivar, na rede municipal de educação, a informática como ferramenta de busca e construção de conhecimento no contexto da sala de aula.
A educação não tem apenas que se adaptar as necessidades que se apresentam, mas devem assumir o papel de mediadora entre o acesso as tecnologias, o seu uso e as formas de interpretá-las.
É preciso que o aluno seja em sala de aula; criativo, participativo, motivado a ir alem do que conhecem, a interagir no mundo que o cerca e, nada mais adequado para isso, do que a interação das tecnologias educativas no ensino-aprendizagem. Um aluno que pretende exercer sua cidadania de forma plena não pode deixar de compreender as diferentes linguagens que o cerca e por isso precisa conhecer a linguagem dos livros, das revistas, dos jornais e também precisa perceber a linguagem da televisão, do cinema, do computador, ligando a sua cultura ao que vê e ouve.

Objetivo Geral: Promover a aprendizagem do aluno e ajudar na construção do processo de conceituação e no desenvolvimento de habilidades para que ele participe da sociedade do conhecimento e não simplesmente facilitar o seu processo da sociedade do conhecimento e não simplesmente facilitar o seu processo de aprendizagem.

Objetivo Específico:

ü  Promover e valorizar a integração entre alunos/alunos, alunos/professores e professores/alunos e a partir das experiências de troca, cooperação e a construção conjunta;
ü  Socializar o conhecimento, facilitando a troca da produção da classe ou do grupo;
ü  Propor caminhos de pesquisas que busquem enfatizar o desenvolvimento de processos mentais superiores, em oposição memorização e a retenção da informação;
ü  Proporcionar ao aluno a interação com os multimeios como recurso pedagógico;
ü  Desenvolver o conhecimento básico de informática, como ferramenta fundamental no contexto atual;
ü  Ampliar a capacidade de domínio das novas tecnologias;
ü  Construir novas possibilidades de aprendizagens significativas.

Conteúdo:

·         Como pode ser a bandeira da Ilha da Madeira;
·         O que representa a paz;
·         Usando a imaginação;
·         Há se eu pudesse voltar ao passado;
·         Há se eu fosse assim; (sustentabilidade)
·         Brincando com as letras;
·         O dono da história;
·         Prato feito;
·         Significado do nome;
·         O menino que quase morreu afogado no lixo “Ruth Rocha”;
·         Eu queria que minha escola fosse assim;
·         Descobrindo as regiões brasileiras;
·         Dia da avó;
·         Você tem fobia de que;
·         Semana do transito;
·         Caricatura do meu melhor amigo;
·         Construindo relações; (subprojeto)
·         Responsabilidade ambiental na mata; (subprojeto)
·         A cor da cultura; (subprojeto)
·         Porque eu não posso fazer só a oficina que eu gosto;
·         Plantar o futuro;
·         Conhecendo as quatros estações do ano;
·         Conhecendo um pouquinho da história de Deus;
·         Brincar de construir palavras;
·         Criação de jogos pelos alunos;
·         Conhecendo os pontos turísticos do Rio de Janeiro;
·         As sete maravilhas do mundo;
·         Mãe: seu amor é a nossa inspiração;
·         Quem sou eu;
·         Numa nova geração uma carta trás emoção;
·         Um pontinho de imaginação;
·         O que serei no futuro;
·         Carnaval.

Recurso: Todas as ferramentas oferecidas pelo computador para realização de todo o planejamento.

Tempo de duração: Durante todo o ano letivo.

Publico alvo: Alunos do ensino fundamental (1º ao 9º ano).

Avaliação: Abrangerá todos os envolvimentos com os demais planejamentos e subprojetos dos educadores, incluindo nas outras atividades satisfação nas próprias produções que será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.

OBS: Vão ser trabalhadas algumas datas comemorativas que vai ser decidido com o decorrer do ano letivo.

Vídeos