Justificativa: Considerando a necessidade de desenvolver uma postura intelectual e o papel fundamental de escola nesse processo, apresentamos uma proposta para efetivar, na rede municipal de educação, a informática como ferramenta de busca e construção de conhecimento no contexto da sala de aula.
A educação não tem apenas que se adaptar as necessidades que se apresentam, mas devem assumir o papel de mediadora entre o acesso as tecnologias, o seu uso e as formas de interpretá-las.
É preciso que o aluno seja em sala de aula; criativo, participativo, motivado a ir alem do que conhecem, a interagir no mundo que o cerca e, nada mais adequado para isso, do que a interação das tecnologias educativas no ensino-aprendizagem. Um aluno que pretende exercer sua cidadania de forma plena não pode deixar de compreender as diferentes linguagens que o cerca e por isso precisa conhecer a linguagem dos livros, das revistas, dos jornais e também precisa perceber a linguagem da televisão, do cinema, do computador, ligando a sua cultura ao que vê e ouve.
Objetivo Geral: Promover a aprendizagem do aluno e ajudar na construção do processo de conceituação e no desenvolvimento de habilidades para que ele participe da sociedade do conhecimento e não simplesmente facilitar o seu processo da sociedade do conhecimento e não simplesmente facilitar o seu processo de aprendizagem.
Objetivo Específico:
ü Promover e valorizar a integração entre alunos/alunos, alunos/professores e professores/alunos e a partir das experiências de troca, cooperação e a construção conjunta;
ü Socializar o conhecimento, facilitando a troca da produção da classe ou do grupo;
ü Propor caminhos de pesquisas que busquem enfatizar o desenvolvimento de processos mentais superiores, em oposição memorização e a retenção da informação;
ü Proporcionar ao aluno a interação com os multimeios como recurso pedagógico;
ü Desenvolver o conhecimento básico de informática, como ferramenta fundamental no contexto atual;
ü Ampliar a capacidade de domínio das novas tecnologias;
ü Construir novas possibilidades de aprendizagens significativas.
Conteúdo:
· Como pode ser a bandeira da Ilha da Madeira;
· O que representa a paz;
· Usando a imaginação;
· Há se eu pudesse voltar ao passado;
· Há se eu fosse assim; (sustentabilidade)
· Brincando com as letras;
· O dono da história;
· Prato feito;
· Significado do nome;
· O menino que quase morreu afogado no lixo “Ruth Rocha”;
· Eu queria que minha escola fosse assim;
· Descobrindo as regiões brasileiras;
· Dia da avó;
· Você tem fobia de que;
· Semana do transito;
· Caricatura do meu melhor amigo;
· Construindo relações; (subprojeto)
· Responsabilidade ambiental na mata; (subprojeto)
· A cor da cultura; (subprojeto)
· Porque eu não posso fazer só a oficina que eu gosto;
· Plantar o futuro;
· Conhecendo as quatros estações do ano;
· Conhecendo um pouquinho da história de Deus;
· Brincar de construir palavras;
· Criação de jogos pelos alunos;
· Conhecendo os pontos turísticos do Rio de Janeiro;
· As sete maravilhas do mundo;
· Mãe: seu amor é a nossa inspiração;
· Quem sou eu;
· Numa nova geração uma carta trás emoção;
· Um pontinho de imaginação;
· O que serei no futuro;
· Carnaval.
Recurso: Todas as ferramentas oferecidas pelo computador para realização de todo o planejamento.
Tempo de duração: Durante todo o ano letivo.
Publico alvo: Alunos do ensino fundamental (1º ao 9º ano).
Avaliação: Abrangerá todos os envolvimentos com os demais planejamentos e subprojetos dos educadores, incluindo nas outras atividades satisfação nas próprias produções que será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
OBS: Vão ser trabalhadas algumas datas comemorativas que vai ser decidido com o decorrer do ano letivo.
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