quinta-feira, 16 de agosto de 2012

PROJETO - DEPENDE DE NÓS PROTEGERMOS O MEIO AMBIENTE


ESCOLA MUNICIPAL ELMO BAPTISTA COELHO

PROJETO: DEPENDE DE NÓS PROTEGERMOS O MEIO AMBIENTE

DATA: De 01 a 05 de junho

Introdução

     No dia 05 de junho de 2012 foi realizado no município Itaguaí, Ilha da Madeira a Caminhada Ecológica em atendimento ao Projeto Político Pedagógico. A Caminhada se iniciou as 07h00min, saindo da Escola Municipal Elmo Baptistas Coelho, fizemos  o percurso da rua da escola, passando pela orla retornando para escola. Participando da Caminhada  os professores, coordenação pedagógica e os aluno.

    O Momento é mais do que nunca de conscientização da comunidade quanto á necessidade de integração as ações desenvolvidas pelo poder público de nossa terra. A questão Ambiental é Universal. Passou dos limites territoriais, extrapolou as linhas divisórias entre Nações e Continentes. A preocupação com o meio Ambiente chega até nós, porque a todo instante nos vem ameaças de que teremos problemas graves no futuro.

    Nós sabemos e as pesquisas comprovam que existirão grandes dificuldades para a sobrevivência da terra no próximo milênio. A “água” está se tornando em muitas regiões do mundo, cada vez mais escassa em razão do uso inadequado e do desperdício.

    Desmatamentos e queimadas desordenadas; matanças indiscriminadas de animais. Poluição de rios e lagos, dentre outros fatores estão afetando o equilíbrio ecológico, e são praticados pelo homem como se isso não tivesse ligação com a qualidade de vida.

    Diante das circunstâncias, não resta dúvida de que é pela educação que conseguiremos resultados positivos na luta por um Meio Ambiente Autossustentável. Preservação se faz de corpo, alma e coração, e o Projeto “Depende Nós...” chega com o objetivo de integrar interesses comuns entre gestores e comunidade. A responsabilidade é de todos.

OBJETIVO
    Programar junto a comunidade escolar atividades que leve a conscientização quanto a preservação ambiental. Na Ilha da Madeira o meio ambiente já foi totalmente modificado por conta das obras que o progresso trouxe para este bairro. Preservar o que ainda existe, é dever de todos.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver a consciência para preservação do meio ambiente e respeito à natureza.
- Desenvolver a consciência para a preservação do nosso patrimônio histórico e cultural.
- Conhecer e vivenciar aspectos da situação ambiental em nosso município, principalmente o da área da Ilha da Madeira;
- Criar um mecanismo de orientação, de apelo à preservação e alerta aos visitantes que procuram  a Ilha da Madeira.


Atividades Realizadas:

·         Plantio as margens do Rio Guandu (no Município de Queimados), no dia 23 de maio oferecido pela MMX, Direção, Professores e alunos do 6º  ao  9º;






·         Participação do Projeto Onça Pintada (Mazomba), no dia 29 de maio, oferecido pela Secretaria do Meio Ambiente;





·                                                                       
Culminando as atividades realizamos a Caminhada Ecológica. Onde os alunos confeccionaram cartazes, faixas, frases, panfletos e outras... Tudo sob a orientação dos professores.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vídeos